3 Dicas para melhorares o teu intestino lento

 Estamos na época natalícia e é comum cometermos alguns excessos alimentares. Aquelas filhoses que estavam irresistíveis, ainda mais se for receita de família, como na minha, ou uma fatia a mais de bolo rei, o pato no forno que estava delicioso com aquele molhos bem suculento... Enfim, um número maior do que o que gostaríamos destes pequenos deslizes. Mas o preço que vem a seguir não é a melhor prendinha de Natal!

Agora é o teu intestino que te diz que abusaste! A barrinha que parece a da prima que está grávida, aqueles rumores que vêm das tuas entranhas fazendo uns barulhinos incómodos ou algumas dores são algumas das manifestações que gostarias que não existissem. Ainda mais o teu intestino resolveu fazer greve! 


Vamos lá cuidar desse nosso orgão que fica tão temperamental nestas alturas. Com estas 3 dicas simples vais conseguir obter um novo acordo  com o teu intestino!


3 DICAS PARA MELHORARES A FUNÇÃO INTESTINAL

1. Beber infusão de plantas calmantes do tubo digestivo

Beber bastantes líquidos, sobretudo mornos ou quentes, ajuda a hidratar e a facilitar a eliminação de resíduos que o intestino acumulou. A água é sempre o alimento principal, mas algumas tisanas ou infusões de plantas ajudam não só a hidratar como também a acalmar e desinflamar.

Camomila, Hortelã-Pimenta ou Malvas são exemplos de plantas que podes usar para tranquilizar os teus intestinos. Uma colher de sobremesa de planta seca (podes usar individualmente ou em mistura) em meio litro de água a ferver. A maneira correcta de fazer uma infusão é ferver a água, colocar a dose de planta/as seca na chávena ou num bule e deitar a água a ferver sobre as plantas. Deixar a infundir 5-10 minutos, coar e beber, 3 vezes por dia.

Algumas plantas têm efeitos laxativos e não as aconselho (sene e cáscara sagrada, por exemplo). A sua acção de favorecer a evacuação intestinal é feita através da irritação das paredes do intestino. Não o agridas mais do que o que ele já está.


2. Plantas Carminativas

Algumas plantas têm a propriedade de facilitarem a eliminação de gases dos intestinos. Podes usar sementes de funcho, coentros e/ou cominhos. Quaisquer destas sementes ajudam na redução da flatulência. Podes moer num moínho de café ou usar já em pó e adicionar às tuas infusões anteriores. Este modo de usar é o de eficácia mais imediata, mas também podes usar sobre as saladas ou no prato às refeições. Evita o café que por vezes pode ser irritante.


3. Comer alguma fruta

A fruta é naturalmente rica em água e em fibras alimentares. Estas têm a propriedade de absorverem água, e também algumas toxinas, formando uma espécie de gel que lubrifica e humedece as paredes intestinais. Por outro lado, ao aumentarem de volume estimulam suavemente a actividade peristáltica, ou seja, o movimento do tubo digestivo, o que alivia a obstipação ou prisão de ventre. Maçãs, peras, mangas são muito ricas em fibras e ainda o kiwi que também ajuda a acelerar o transito inestinal.


  Agora é cuidares de ti e do teu intestino! Sê feliz!

Comentários

Mensagens populares